Assine hoje

Postagem em destaque

Produtos que aceitam estampa por Sublimação

Neste vídeo quero demonstrar quais produtos se consegue estampar pelo processo de Sublimação e suas categorias. Sabendo disso qualquer ini...

Sublimação

O que é Sublimação?

Para quem ainda lembra as aulas de química vai recordar das aulas de mudanças de fase da matéria como condensação, solidificação, liquefação e sublimação… Mas vamos ao que nos interessa: Sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem que passe pelo estado líquido. Como por exemplo, a naftalina, que se evapora diretamente de seu estado sólido. Na estampa sublimática, bastante utilizada na confecção de foto produtos, acontece o mesmo processo. A tinta para sublimação que está no papel transfer em seu estado sólido entra em contato com o tecido ou superfície do foto produto e através de calor e pressão que evapora penetrando nas fibras do tecido, ou demais superfícies. Para ser mais claro veja essas imagens:


Como vemos nesta imagem, temos o papel transfer (Sublimático), a camada de tinta e a superfície do foto-produto (neste caso usei um tecido como exemplo) o material a ser estampado deve ser poliéster pois sua absorção é alta para esse pigmento obtendo-se melhores resultados.


Quando expostos a altas temperaturas a tina sublimática (como já diz o nome) ela sublima, ou seja, ela passa de seu estado sólido diretamente para o gasoso, e se estiver em contato com alguma superfície que absorva essa tinta (caso do foto produto), o vapor irá penetrar nas fibras de poliéster da camiseta ou na resina de poliéster que está presente nos pratos e nas canecas personalizáveis tingindo essas superfícies.



Resumindo tudo: A tinta que estava no papel evaporou e migrou para as fibras ou resina de poliéster presente nos foto produtos, que voltou ao seu estado sólido quando em contato com essas superfícies!

Visite Nossa Loja Virtual:  www.mundialvipdesign.com.br/